top of page
  • Blue

Intensidade de treino, o que é?

Esse conteúdo é para você que está começando uma vida de musculação e não entende muito bem certo termos, como esse.


Basicamente, existem dois jeitos principais de entender "intensidade" de treino. Um é aumentar a carga física (como pesos) no seu treino. A outra forma de entender é treinar até ficar exausto, fazendo muitas repetições até não conseguir mais a famosa "falha". Ambos são válidos, mudam segundo a perspectiva do profissional de Educação Física.


E tem como calcularmos a intensidade no treino, geralmente usando uma porcentagem do máximo que você consegue levantar (1 RM - Uma Repetição Máxima). Sei que essa parte pode parecer complicada, mas basicamente, quanto mais peso você coloca, menos repetições você consegue fazer. Por exemplo, fazer 3 ou 6 repetições de um exercício com uma porcentagem alta do seu 1RM, é mais intenso do que fazer 12 ou 15 repetições com um percentual baixo do seu 1RM.


Mas é importante não confundir fadiga com intensidade. Algumas técnicas de exercício, como drop-set (diminuição de carga conforme o seu limite com um certo peso) e rest-pause (ir até a falha, descansar e depois fazer repetições até a falha novamente), essas técnicas aumentam a fadiga muscular, mas não necessariamente a intensidade do treino.


Claro, entender o que é não te obriga a incorporar essas técnicas ao seu treino. Sempre consulte os professores para mexer na execução dos exercícios.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page